FAIXA BACKGROUND-04.png
ICONE CURSOS-01.png

CURSOS

Esse ano organizamos cursos especiais que abordam diferentes modalidades da expressão cênica. Confira aquele que mais se alinha com sua área de interesse. Todos os cursos são online e você poderá assistir de onde estiver. Basta escolher, entrar no Sympla e efetuar sua insçrição.

MEDIAÇÃO TEATRAL.jpg

MEDIAÇÃO TEATRAL E PROFESSOR-MEDIADOR

PARA A FORMAÇÃO DE ESPECTADORES 

 

Palestrante: Lucy Castro

Mediação: Poliana Bicalho

 

Proposta: Nessa aula-palestra, Lucy apresenta fundamentos básicos para o entendimento sobre a mediação cultural, destacando a importância do professor no processo de sensibilização e formação das crianças e jovens.  

 

Mini-biografia: 

Doutoranda  (PPGAC-UFBA), artista, educadora e pesquisadora em arte-educação.

Untitled design (2).png

### LIVE

 

ARTE, PATRIMÔNIO E VIRTUALIDADE 

 

Com: Júlia Naidin (Produtora e Curado CasaDuna), Vinícius Zacarias (Antropólogo, gestor cultural e museólogo) e  Fernando Codeço (artista e pesquisador/ Grupo Erosão)

Mediação: Poliana Bicalho

Proposta: Quais as relações possíveis entre produção artística e territórios? Quais os espaços de escuta e co-criação existentes entre política e cultura? A partir da obra Museu Ambulante-Atafona, os convidades da live irão trazer seus pontos de vistas, questionamentos, contradições e poéticas.

Dia: 23 de novembro (terça-feira), às 20:30
Transmitido pelo Youtube

Poeticas Contemporâneas no teatro de sombras_Foto_Diego Bresani.jpeg

POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS NO TEATRO DE SOMBRAS

Ministrantes: Soledad Garcia e Thiago Bresani

Proposta: A oficina apresenta as possibilidades cênicas do teatro de sombras contemporâneo na atualidade. As referências teóricas, se complementam com reflexões da prática, outorgando uma capacidade maior de compreensão dos conteúdos da linguagem.

Mini-biografia:

Soledad Garcia: Atriz, artista plástica e diplomada em Teatro de Títeres e objetos pela UNSAM. Fundadora/sombrista da Cia. Lumiato;

Thiago Bresani: Diplomado em Teatro de Títeres e objetos pela UNSAM. Fundador/Sombrista da Cia Lumiato.

Público alvo: Artistas, músicos, educadores, comunicadores, estudantes e todos interessados. 

Dia e horário: 24 e 25/11 - 14 às 16h

Carga horária total: 4 horas

Vagas limitadas!

FOTOS CONVIDADES 22_11-02.png

PLATAFORMA INTERNACIONAL CÊNICA DA BAHIA

 

Proposta: A Plataforma Internacional Cênica da Bahia é um espaço de intercâmbio entre curadores de festivais internacionais e as produções baianas que conformam a programação do FilteBahia. Na edição de 2021, a Plataforma sentiu a necessidade de direcionar sua troca de ideias através de um encontro com os grupo teatrais baianos, para desenvolver um curso de curta duração sob o tema: "Internacionalização da cena teatral", ministrado pelo artista cênico, diretor, ator e produtor teatral, Pedro Vilela.

 

Mini-biografia: Doutorando em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes do Porto e mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. É curador do TREMA! Festival, na cidade de Recife e da Central Eléctrica, no Porto.

 

Público alvo: Artistas, acadêmicos, profissionais da cultura

Data: 24/11/21 (quarta)  |  Horário: 16:30h às 18:30h  |  Carga horária: 2hs

Performance feita com sangue suor e fúria_Roberta Nascimento.jpeg

PERFORMANCE FEITA COM SANGUE, SUOR E FÚRIA: O CORPO COMO DISPOSITIVO DE CRIAÇÃO E CONTESTAÇÃO

Ministrante: Roberta Nascimento

Proposta: O laboratório propõe uma introdução à linguagem da performance art com viés artivista. Será apresentado um breve panorama sobre obras artivistas afim de instigar a inspiração para que cada participante realize um experimento performático.

 

Mini-biografia:

Artivista, atriz, performer, vegana, feminista interseccional e sapatona, Roberta Nascimento é Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Vinda da periferia, carrega, em sua corpa, o ativismo pela liberdade e é na arte que dá voz a suas inquietações.

 

Público alvo: Artistas / artivistas, mulheres cis e trans, travestis e pessoas não binárias

Dia e horário:  24/11 e 25/11 das 19h as 21h

Carga horária: 4 horas

Vagas limitadas! 

The Parliament of Practices.png

LABORATÓRIO:

PARLAMENTO DAS PRÁTICAS

Ministrante:

Adriana La Selva, Patrick Campbell

Proposta: Parlamento de Práticas é uma tática e uma plataforma interdisciplinar. Central ao Parlamento está o diálogo entre práticas, trocando conhecimentos e experiências. Essa troca se dá como uma investigação de formas de diálogo que permitem a expressão recursiva e encarnada.  Dia 01 - Nossa Familia Profissional. Dia 02 - Corrente de Diálogos Performativos.

 

Mini-biografia:

Adriana La Selva: Atriz, diretora e pesquisadora na Universidade de Gent, Bélgica. Membro do grupo de teatro The Bridge of Winds. Co-fundadora do Cross Pollination, rede internacional de artistas e pesquisadores que se concentra em diálogos entre práticas encarnadas

Patrick Campbell: Praticante-pesquisador, e Professor de Drama and Contemporary Performance na Universidade Metropolitana de Manchester (Reino Unido). É membro central da Cross Pollination.

 

Público alvo: Artistas, acadêmicos,

profissionais da cultura

Dia e horário:  26 e 27/11 - 09:30 a 11:30h

Carga horária total: 4 horas

Vagas limitadas!