1

FESTIVAL INTERNACIONAL LATINO AMERICANO DE TEATRO DA BAHIA-FILTEBAHIA

OCO TEATRO LABORATÓRIO© 2019

LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA:

TRILHAS POSSÍVEIS

Paulo Atto

Cia Avatar (Bahia)

ate dia 12.09

Gratuito

SELECIONADOS

O FilteBahia agradece o grande número de inscritos em todas as oficinas, residências e laboratórios. A seleção dos participantes foi feita pelos ministrantes e baseada nas inscrições de cada concorrente. Esperamos que esta seja uma experiência a mais para dar continuidade na produção das artes cênicas na Bahia. A produção do FilteBahia entrará em contato com todos os selecionados para dar seguimento ao processo logístico estrutural da oficina.

Boa Sorte!

 Natália Góis Sousa

 Isabela De Paula Gomrs

 Dirceu Souza Factum

Marcus Vinícius Couto Rodrigues

Adenilson de Andrade Argolo

  Cícero Neves

 Alan Jesus de Santana

Bruno Chagas

Walerie Gondim

Yasmin Müller

 Dany  Maciel

Rita de Cassia de Santana Silva

Fernando Dias

Arlon Carlos Souza Santos

Taliane Ladeia da Silva

Isaque Ramos dos Santos

Gilberto  Reys

Rafaelle Aragão

SUPLENTES

Daiane Martins Brandão.

Manuella Cândida Novais Pedra.

Magdiel Baruque.

------------------------------------------------------------------------------

 

Resumo do curso.
Ao final da Oficina os alunos serão capazes de: identificar os principais elementos da Dramaturgia, utilizar ferramentas de análise do texto dramático, expressar ideias e temas através da escrita dramática, reconhecer estilos e produzir textos a partir de ideias/temas determinados.

  CONTEÚDO PROGRAMÁTICO.

Histórico pessoal: as várias funções de um aprendiz.

O que é Dramaturgia?. O que faz um Dramaturgo?

As Origens do Drama.

Dramá (grego) – ação / Texto / Interpres (latim) –  intérprete, tradutor / Ator

Teatro e Dramaturgia.

1)    Dramaturgo/Texto/Ator: Ponto de vista clássico
2)    Incorporação de outras áreas: literatura, iluminação, costura, arquitetura,dança, música, sonorização.

3)Novas áreas: maquiagem teatral, iluminação cênica, sonoplastia, figurinos, cenotécnica, adereços, efeitos


Novas concepções de Dramaturgia
1 – Gesamtkunswerk – Richard Wagner e a concepção operística ;
2 –   Encenologia;
3 -  O Teatro corporal: pantomima, mímica corporal dramática,  
4 – A dança-teatro e o Dramaturg  
5 – Dramaturgia não-textual;
6 – Televisão e cinema;
7 – A intertextualidade;
8 - Teatro das formas inanimadas  
9 – O Teatro musical

Dramaturgia: estrutura.

◼    Dramaturgia Clássica: Texto e a estrutura narrativa
◼    Dramaturgia moderna : Texto e meios de encenação
◼    Dramaturgia Contemporânea: Texto, encenação e dimensões não textuais

COnstrução do Roteiro.

1)    Escolha da Ideia / Tema;
2)    Determinação dos “personagens”;
3)    Determinação dos elementos constitutivos da obra;
4)    Modo de produção da obra;
5)    Plano de  desenvolvimento de  (1) e (2);
6)    Decupagem / Plano de Ensaio e produção;

Modelo do Registro Fóssil e Registro Textual

Texto/Contexto/Codificação/Leitura e Arqueologia. Relaçoes sócio-culturais/ Mundo material      Narrativas/Passado/Prática Textual    

 
Teatro Musical
O espírito da música
O Cabaré como estilo
Teatro Épico e música
Ópera, Burletta e Teatro Musical – origens e relações Musical Brodway e Teatro de Revista Brasileiro

____________________________________________________________________

Carga Horária. 03 horas diárias dois primeiros dias. 4 horas no pultimo dia.

Dias. 23, 24 e 25 de setembro.

Local. Sala Polivanlente - Piso A do TCA.

Hora. 13:00 às 16:00

FESTIVAL INTERNACIONAL LATINO AMERICANO DE TEATRO DA BAHIA-FILTEBAHIA

OCO TEATRO LABORATÓRIO © 2019