1

FESTIVAL INTERNACIONAL LATINO AMERICANO DE TEATRO DA BAHIA-FILTEBAHIA

OCO TEATRO LABORATÓRIO© 2019

PUBLICAÇÃO DO RESULTADO:  SELEÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS

O FilteBahia 2019 agradece os 139 inscritos no processo de seleção de estagiários voluntários e publica a lista dos 17 selecionados e 08 suplentes. Os critérios de avaliação foram a disponibilidade de tempo (em relação à função escolhida) e as motivações para trabalhar no festival. 

Os selecionados atuarão nas equipes: produção de espaço, coordenação geral e receptivo, mídias sociais, atividades formativas, coordenação técnica e mediação cultural, no período de 20 a 29 de setembro de 2019.   

A realização desta seleção dentro do FILTEBAHIA 2019 visa solidificar as ações deste festival no âmbito da qualificação de profissionais na cadeia produtivas das artes, a partir de uma inserção prática em  um evento que está em sua décima segunda edição.

Este ano, tivemos um expressivo número de interessados, o que sinaliza uma demanda               pela presença de espaços formativos no campo da cultura, na cidade de Salvador- Bahia. O perfil dos inscritos, foi mulheres, a faixa etária variou entre 15 e 40 anos, e 90% dos interessados possui envolvimento com as artes cênicas.  A seguir gráfico de inscrição  por setor:

SELECIONADOS

 

Alexandra Martins Costa

Andréia Anjo

Breno Bastos Fernandes

Débora Medeiros

Gaé Gaia Richard de Souza Vieira

Inaiara Santos de Jesus

Israel Mawete Ngola Manuel

Lara Ferreira de Jesus

Liliane Silva Santos

Lycia Ouais Pestana

Marcelo Costa

Marina Lua

Paola Silva

Paulo Mateus Santos da Silva

Rafael Sales Santos Rocha

Tauan Carvalho Coutinho

Tércio Vinicius Moura Costa

 

 

SUPLENTES

Ana Fernanda Pinto

Emanuela Tosta Nascimento

Jéssica Barreto de Souza

Nayack Saturnino Transquille

Oscar Marcedo dos Santos

Raquel Parras

Roberta Santos

Tatiana Dias Gambôa

 

Cada estagiário disponibilizará uma carga-horária diária de até 4h, trabalharão sob a supervisão de um profissional do festival e  ao final todos receberão o certificado, além de auxílio transporte. A participação como serviço voluntário, conforme a Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, “não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim”, não cabendo, portanto, ao (à) voluntário(a) qualquer remuneração ou ressarcimento pelos serviços prestados.

 

É fundamental a participação dos candidatos selecionados e/ou suplentes na reunião de produção  que ocorrerá no dia 13 de setembro (sexta-feira), às 18h (local confirmar).

 

Mais uma vez agradecemos o interesse todxs que se dispuseram a participar deste processo seletivo. E fica o desejo de que vocês possam celebrar conosco, seja na equipe de trabalho ou como público, o FILTEBAHIA 2019.

 

mediacao@criareprojetos.com

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

INSCRIÇÕES ABERTAS ATE 06 DE SETEMBRO.: O FILTEBAHIA 2019 abre chamada para  ESTAGIÁRIOS

 

 

A 12ª edição do Festival Internacional Latino Americano de Teatro da Bahia lança uma convocatória para  voluntários que desejem estagiar no festival, as inscrições estão abertas até o dia 06 de setembro (sexta-feira). No dia 09, os selecionados serão comunicados via e-mail e no dia 13 de setembro, às 18:30 (local a confirmar), teremos o nosso primeiro encontro. os selecionados acompanharão in loco no período de 20 a 29 de setembro, as demandas da produção do festival.

 

O estágio é direcionado para estudantes de comunicação, artes, produção cultural, artista e/ou curiosos, que possuem disponibilidade para atuarem no festival com uma carga-horária total de cerca de 36h (4h diárias). os participantes além de receberem um certificado, terão o auxílio transporte assegurado, além de acessar outros saberes e fazeres. Para esta edição o Festival disponibilizará 15 vagas para voluntários.

 

Esta ação integra o conjunto de ações do programa Mediação Cultural│FILTEBAHIA, na perspectiva da formação de novos profissionais e teve sua primeira edição no ano de 2016. No ano de 2018 tivemos cerca de 3 vezes a mais do quantitativo de inscritos do primeiro ano, num total de 97 interessados.  

“ No momento em que uma produção profissional se propõe a dialogar e se abrir, para que outros sujeitos possam experienciar este fazer, estamos ao mesmo tempo fortalecendo a cadeia produtiva da cultura, como estamos viabilizando que o direito à cultura seja mais efetivo na nossa cidade.”,  declara Poliana Bicalho coordenadora da atividade. 

Neste ano, teremos como diferencial a realização de dois encontros pré-festival com o intuito de dialogar com os selecionados sobre os meandros da produção cultural.  Além da atuação de alguns voluntários nas etapas de pré e pós-produção.

 

CONFIRAM AS ÁREAS!!

  1. Produção de Espaço - Acompanhamento da dinâmica de trabalho especificamente nos teatros. Sendo: montagem, apresentação, desmontagem, bilheteria e camarim.

  2. Atividades Formativas -  Acompanhamento das oficinas e do colóquio, no que se refere ao acompanhamento de palestrantes/oficineiros, recepção do público etc

  3. Coordenação Geral e Receptivo - Acompanhamento das demandas dos coordenadores do festival, receptivo dos grupos nacionais e internacionais, logística de transporte e material.

  4. Mediação Cultural – Acompanhamento do acolhimento dos grupos nos teatros e bate-papos (artistas e públicos).

  5. Coordenação Técnica - Acompanhamento das montagens de luz e som  dos espetáculos.

  6. Mídias Sociais - Integrar a equipe de comunicação, contribuindo na geração de conteúdo para as redes sociais.

DEPOIMENTO. “Foi uma experiência incrível, ter noção da dinâmica como funciona atrás das cortinas foi enriquecedor e um aprendizado como pessoa e como artista. As expectativas foram atendidas com sucesso, pude aprender de tudo um pouco além de ter contato com profissionais excepcionais. Não tive nenhum desafio especifico pra apontar mas uma coisa que percebi no FILTE é que temos que ser ágeis e flexíveis com as situações.”

(por Vitor Hugo)

INSCRIÇÕES

https://forms.gle/PEo2cS19syJzPEqm9

Maiores informações sobre esta ação entrem em contato conosco.

mediacao@criareprojetos.com

FESTIVAL INTERNACIONAL LATINO AMERICANO DE TEATRO DA BAHIA-FILTEBAHIA

OCO TEATRO LABORATÓRIO © 2019