1

FESTIVAL INTERNACIONAL LATINO AMERICANO DE TEATRO DA BAHIA-FILTEBAHIA

OCO TEATRO LABORATÓRIO© 2019

O CORPO DO ATOR COMO MICRO-LABORATÓRIO

Patrick Campbell 

Manchester Metropolitan University / Reino Unido

ate dia 12.09

Gratuito

SELECIONADOS

O FilteBahia agradece o grande número de inscritos em todas as oficinas, residências e laboratórios. A seleção dos participantes foi feita pelos ministrantes e baseada nas inscrições de cada concorrente. Esperamos que esta seja uma experiência a mais para dar continuidade na produção das artes cênicas na Bahia. A produção do FilteBahia entrará em contato com todos os selecionados para dar seguimento ao processo logístico estrutural da oficina.

Boa Sorte!

Diocélio Batista Barbosa

Kadu Fragoso

Ednei Alessandro Pinto Santos

Rafael Charrete

Eduardo Sena

Victor Gonçalves dos Santos

Ingrid Lago

Mariana Freire dos Santos

Uerla Cardoso

Gabrielle Santana de Souza

Fao Miranda

Marina Lua Ramos

Jean Carlos da Silva Morales

Ronaldo Magalhães

 

 

SUPLENTES

Bruna Lorrane de Castro Morais

Maria Teixeira Campos

Daniele Souza

Joane Macieira dos Santos

-----------------------------------------------------------------------------------------

 

Esta oficina de três dias de duração é direcionada ao ‘fazedor de teatro’ – o artista teatral autônomo que recorre a várias disciplinas para desenvolver sua arte e criar seus próprios espetáculos. Estratégias serão ofertas para ajudar os participantes da oficina a descobrir e/ou reconectar-se ao potencial expressivo do seu corpo, entendido como ‘micro-laboratório’ – ou seja, como locus e catalisador para a experimentação criativa e a auto-transformação através de uma exploração de impulsos afetivos e imaginários e as relações imbricadas entre ações físicas e vocais.  

 

A oficina apresentará os componentes fundamentais de uma abordagem holística de treinamento e de geração de material cênico, através de um enfoque em:  

 

·      A relação entre uma presença física dinâmica porém centrada e uma exploração criativa no espaço através do corpo;

·      O desenvolvimento de impulsos orgânicos em linhas de ações físicas;

·      O trabalho sobre a voz estendida e os arquétipos vocais;

·      A canalização da exploração vocal no canto;

·      A transição da exploração e da improvisação corpóreo-vocais para o desenvolvimento de partituras de ações cênicas, com enfoque na precisão, no tempo-rítmo e na qualidade de vivacidade.  

 

Em preparação para a oficina, favor trazer uma canção ou um texto dramático decorado, e um sonho que você teve e do qual você se lembra claramente (esse material formará a base do trabalho sobre as partituras de ações cênicas). Favor vestir roupa de malha, e esteja preparado/a a trabalhar descalço.  

 

 

Patrick Campbell é Professor de Drama e Performance Contemporânea na Universidade Metropolitana de Manchester, no Reino Unido. Campbell trabalha como ator e diretor, e tem desenvolvido sua própria prática pautada no treinamento psicofísico do ator e as estratégias dramatúrgicas do fazedor teatral autônomo. Campbell estudou com grupos teatrais como Odin Teatret (Dinamarca), o Roy Hart Theatre (França), o Workcentre of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (Itália) e Triangle Theatre (Reino Unido). Atualmente, ele é membro da Cross Pollination (http://www.crosspollination.space), uma coletiva artística com foco no intercâmbio de conhecimento nas Artes. Ao decorrer dos últimos quatro anos, junto com a Jane Turner, tem desenvolvido a Third Theatre Network (https://www.thirdtheatrenetwork.com), uma plataforma online dedicada ao legado e ao impacto contemporâneo do Terceiro Teatro, uma tradição de teatro de grupo caracterizada por um etos laboratorial.

________

____________________________________________________________________

Carga Horária. 03 horas diárias.

Dias. 25, 26 e 27 de setembro.

Hora: 13:00 às 16:00

Local. Sala de Ensaio de Teatro - Piso A do TCA.

FESTIVAL INTERNACIONAL LATINO AMERICANO DE TEATRO DA BAHIA-FILTEBAHIA

OCO TEATRO LABORATÓRIO © 2019