1

FESTIVAL INTERNACIONAL LATINO AMERICANO DE TEATRO DA BAHIA-FILTEBAHIA

OCO TEATRO LABORATÓRIO© 2019

31 DE AGOSTO A 03 DE SETEMBRO

RESIDÊNCIA INTERFACE OCO TEATRO LABORATÓRIO

MUSCULATURA DA IMAGINAÇÃO: ESPAÇO, TEMPO, COMPOSIÇÃO E CONVENÇÃO NOS ESTUDOS BIOMECÂNICOS.

com MARIA THAIS (SP)

 

Local: Teatro Vila Velha

Horário: 10:00 às 14:00

Carga Horária: 20 horas

Classificação: Atores, atrizes e performers

 

A residência é uma experiência prático-teórica  dos elementos poéticos que operam a cena e a atuação meierholdiana. A partir dos procedimentos cênicos propostos para o ator pelo encenador russo V. E. Meierhold no Estúdio da Rua Borondiskaia entre 1913 e 1916, e que foram organizados nos estudos biomecânicos, após a Revolução de 1917,  serão investigados os princípios expressivos para o movimento cênico elaborados por Meierhold e seus colaboradores, que revelam a estreita articulação entre o trabalho do ator e a composição da escritura cênica.

Maria Thais

Professora e pesquisadora do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP na área de atuação e direção e no Programa de Pós-Graduação em Teatro. Diretora da Cia Teatro Balagan com a qual  encenou os espetáculos Programa Pentesiléia – treinamento para a batalha final (2017), Cabras – cabeças que voam, cabeças que rolam (2016 - ), Recusa (2012 - ) Prometheus – a tragédia do fogo (2011 - ), em repertório; entre outros, com os quais recebeu vários prêmios e indicações (Shell, APCA, Cooperativa Paulista de Teatro, Aplauso, etc.). Como pedagoga teatral ministra cursos por vários estados do Brasil e em países como França (ARTA, Université Paris 8), Itália (Biennali de Danza de Venezia), Rússia (Escola de Arte Dramática), Colômbia (Universidade Autônoma, Grupo Varasanta); É autora do livro Na Cena do Dr. Dapertutto: Poética e Pedagogia em V.E. Meierhold  (2010), Editora  Perspectiva; e organizadora do livro Balagan – Cia de Teatro (2014).

 

 

 

 

RESIDÊNCIAS

30 DE AGOSTO A 03 DE SETEMBRO

RESIDÊNCIA INTERFACE OCO TEATRO LABORATÓRIO

OS EIXOS DO TEATRO SOCIAL.

com GIANLUCA BARBADORI (COL/IT)

 

Local: Teatro Vila Velha

Horário: 10:00 às 14:00

Carga Horária: 20 horas

Classificação: Atores, atrizes e performers

 

A Residência oferecerá ferramentas aos profissionais interessados ou realizadores de Teatro Social para encarar um projeto em sua ordem global: desde o primeiro encontro com o grupo até a encenação final. O Teatro é um poderoso meio de análise, de atravessamentos, de experiência direta, de denúncia, de participação e em particular, o Teatro Social é hoje uma ferramenta extraordinária para ações de prevenção, desenvolvimento, integração, transformação social, tanto de individuos quanto da coletividade.

​Em um projeto de Teatro Social, é o grupo de participantes quem decide por onde trabalhar e qual a forma desse trabalho: dependendo tanto do seu contexto social e cultural quanto da maneira como eles absorvem observam, alnalisam e transformam as informações e os estímulos do seu contexto social e do restante do mundo físico e/ou virtual no qual estão inseridos. 

 Se entende que no Teatro Social a encenação é um momento de encontro e de reflexões coletivas. Reflexões que podem ser estéticas ou direcionadas através de um debate após cada espetáculo, que envolva no diálogo  os atores, os realizadores e o público,

 

Gianluca Barbadori

Formado na Italia no CSRT de Pontendera (PI) dirigido por Roberto Bacci. Em 1992 trabalhou por um breve período no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Como pedagogo ministrou aulas em universidades, teatros, festivais, escolas de teatro na Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Hungria, México, uruguai, Italia, Serbia e Turquia.

Como diretor tem mais de 100 espetáculos em mandarino, italiano, espanhol, húngaro, ingçês, português, sérbio) sendo estreados e apresentados em diversas cidades de Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Hungria, Irã, Italia, Uruguai e Estados Unidos. Na atualidade faz parte do grupo sérbio  “Otvoreni Krug Novi Sad” e dirige o “Beograd Theatre Lab” de Belgrado; em Colômbia dirige o “Ponte tra Culture Bogotà” e o  “Bogotà Theatre Lab.”. Colabora na Colômbia, frequentemente, com o coletivo "El Hormiguero Teatro" de Bogotá, em México com "La Coperacha" de Guadalajara e na Italia com "Teatro del Venti" de Modena.

FESTIVAL INTERNACIONAL LATINO AMERICANO DE TEATRO DA BAHIA-FILTEBAHIA

OCO TEATRO LABORATÓRIO © 2019