1

FESTIVAL INTERNACIONAL LATINO AMERICANO DE TEATRO DA BAHIA-FILTEBAHIA

OCO TEATRO LABORATÓRIO© 2019

28

ago

a

01

set

Local. Teatro Martim Gonçalves

Das 09:00h às 13h

VI COLÓQUIO INTERNACIONAL CÊNICO DA BAHIA
O Treinamento do Ator

O Colóquio Internacional Cênico da Bahia foi criado no ano 2008 em uma frutífera pareceria entre o PPGAC da Ufba, o FilteBahia e Oco Teatro Laboratório, interessados em impulsionar um debate crítico e historiográfico sobre os processos criativos desenvolvidos na América Latina, criando a feliz junção entre teoria e prática, entre a academia e práxis criativa cênica contemporânea.

Na sua terceira realização começou a expandir conceitos e convidar pesquisadores do mundo todo dedicados a um tema específico que é instaurado a cada ano como fruto da parceria criada.

No resumo tem sido abordados quatro temas importantes em suas realizações: Poéticas e Políticas em América Latina (dois primeiros colóquios), Recepção Teatral, 150 Anos de Stanislavski e A Herança do Terceiro Teatro.

Tem sido apoiadores e organizadores destes colóquios os professores doutores Antônia Pereira, Claudio Cajaiba, Glaucio Machado, Suzana Martins, Eliene Venicio e no último evento criamos uma colaboração entre a Universidade de Manchester, na Inglaterra, com os professores doutores Patrick Campbell e Jane Turner.

onar e editar seu próprio texto. É fácil.

O Sexto Colóquio

Em virtú das confluências de diversas metodologias nos processos criativos, a ausência de usos de sistemas para gerar novos discursos e os novos conceitos norteadores do significado da arte em espaços limítrofes com a vida, nos vemos na necessidade de retomar e levantar alguns sistemas que permitiram no passado gerar produtos artísticos de elevada qualidade e sistemas que no presente permeiam novos produtos artísticos de importante ressonância.

Escolhemos dentro dos elementos metodológicos propulsores do processo criativo, o treinamento do ator/atriz, através do qual são gerados outros processos internos criativos que visam estruturar um discurso cênico em consonância com as demandas do próprio processo. Analisar, debater, mostrar processos criativos, desvendar seus percursos, estudar suas fontes, ajudará a compreender a grande importância que tem o fato de ser uma atriz ou um ator com um potencial de ferramentas desenvolvidas que dialogam em perfeita sintonia com os aspectos éticos e estéticos que conformam uma obra de arte.

FESTIVAL INTERNACIONAL LATINO AMERICANO DE TEATRO DA BAHIA-FILTEBAHIA

OCO TEATRO LABORATÓRIO © 2019